quinta-feira, 25 de abril de 2013

1º Sarau Literário do 6º ano

     Em tempos de tecnologia os professores de literatura têm que inventar e reinventar fórmulas quase mágicas de tornar a leitura  agradável e prazerosa. Pensando de forma mágica a professora Elaine promoveu no dia 19 de abril o 1º Sarau Literário na biblioteca.
    Os alunos das turmas 231, 232 e 233 foram norteados pelo tema "a importância do livro". A partir do tema os alunos escreveram frases e as três melhores de cada turma foram premiadas e lidas durante o Sarau. Para finalizar o evento aconteceu um lanche coletivo e a distribuição de um marcador personalizado.
    Para quem participou ativamente ou foi apenas expectador ficou a certeza da importância da leitura e um gostinho de "quero mais".



                                 FRASES VENCEDORAS

Turma 231:




1°- "Eu não preciso de brinquedos ou de sair para me divertir. Ler já é diversão total." (Tayná Gonçalves Soares Vieira)

2°- "Através dos livros eu conheço o mundo. Com seus textos e imagens é possível viajar do Brasil ao Japão!" (Thayná Cristina da Silva Mendes)

3°- "De três coisas um homem precisa: benção divina, livro e Deus." (Sara de Souza Campos)


Turma 232:


1°- "O livro é para todos, não só para as pessoas que gostam mas para incentivar a leitura." (Darcy Martins Torres)

2°- "O livro traz muitas ideias para a imaginação." (Isabela Catarine)

3°- "O livro é bom... o livro é ruim...
Quem conhece o livro sabe se divertir." (Vitória Neves da Silva)

Turma 233:




1°- "Não julgue o livro pela capa." (Keven)

2°- "O livro é tão significativo que dá condição às pessoas lerem mais." (Sara)

3°- "O saber aprende com os mestres e os livros." (Geovani Rodrigo)

segunda-feira, 22 de abril de 2013

O Dia da Terra 2013


O Dia da Terra 2013 - ou, oficialmente, Dia Internacional da Mãe Terra - é uma data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009 para marcar a responsabilidade coletiva para promover a harmonia com a natureza e a Terra e alcançar um balanço entre economia, sociedade e ambiente.



Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre



terça-feira, 16 de abril de 2013

Luta contra a Dengue

 Os alunos do 7º ano se empenharam na confecção dos cartazes, que teve por objetivo levar as pessoas a refletirem sobre a importância do combate à dengue. O trabalho foi um sucesso! Parabéns a todos!





quarta-feira, 3 de abril de 2013

02 de abril - Dia Internacional do Livro Infantojuvenil


Um dinamarquês que nasceu no dia 2 de abril de 1805 transformou a literatura ao ser o primeiro a escrever livros para crianças. Hans Christian Andersen, é o escritor de contos mundialmente conhecidos e já traduzidas para diversas línguas, como “Patinho Feio", "Soldadinho de Chumbo" ou "a Roupa Nova do Imperador".
O Dia Internacional do Livro Infantojuvenil é comemorado nesta data em uma homenagem ao nascimento desse grande escritor.

Em 1822, o talento de Christian Andersen foi descoberto por um dos diretores do Teatro Real e impressionou pessoalmente o Rei da Dinamarca, que patrocinou seus estudos. Ele cursou a Universidade de Copenhague, onde começou a escrever poemas, novelas, peças, livros de viagem e, principalmente, os contos que o tornariam famoso. Foi ator, cantor e bailarino.

Andersen morreu em 1875, mas suas histórias continuam vivas até hoje e são contadas nas mais diferentes línguas pelo mundo inteiro. Algumas até viraram filmes, como A Pequena Sereia.



Fonte: PortoWeb a internet de Porto Alegre

Dengue

Mosquito da Dengue
Mosquitos
Mosquito da dengue Mosquito da dengue Mosquito da dengue
A dengue pode ser transmitida por duas espécies de mosquitos (Aëdes aegypti e Aëdes albopictus), que picam durante o dia e a noite, ao contrário do mosquito comum, que pica durante a noite. Os transmissores de dengue, principalmente oAëdes aegypti, proliferam-se dentro ou nas proximidades de habitações (casas, apartamentos, hotéis), em recipientes onde se acumula água limpa (vasos de plantas, pneus velhos, cisternas etc.).


                      O Aedes aegypti

O Mosquito Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas.

Costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Há suspeitas de que alguns ataquem também durante a noite.

O indivíduo não percebe a picada, pois no momento não dói e nem coça.


Modo de transmissão

A fêmea pica a pessoa infectada, mantém o vírus na saliva e o retransmite.
A transmissão ocorre pelo ciclo homem-Aedes aegypti-homem. Após a ingestão de sangue infectado pelo inseto fêmea, transcorre na fêmea um período de incubação. Após esse período, o mosquito torna-se apto a transmitir o vírus e assim permanece durante toda a vida. Não há transmissão pelo contato de um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, nem fontes de água ou alimento.
seta O mosquito Aedes aegypti também pode transmitir a febre amarela.
Período de incubação

Varia de 3 a 15 dias, mas tem como média de cinco a seis dias.
O Ciclo do Mosquito
Mosquito da dengue Mosquito da dengue Mosquito da dengue
O ciclo do Aedes aegypti é composto por quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto. As larvas se desenvolvem em água parada, limpa ou suja. Na fase do acasalamento, em que as fêmeas precisam de sangue para garantir o desenvolvimento dos ovos, ocorre a transmissão da doença.
O seu controle é difícil, por ser muito versátil na escolha dos criadouros onde deposita seus ovos, que são extremamente resistentes, podendo sobreviver vários meses até que a chegada de água propicia a incubação. Uma vez imersos, os ovos desenvolvem-se rapidamente em larvas, que dão origem às pupas, das quais surge o adulto.
O único modo possível de evitar a transmissão da dengue é a eliminação do mosquito transmissor.
A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. 



Fonte: http://www.dengue.org.br/mosquito_aedes.html