quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Dia Nacional do Folclore






Criação da data

O Congresso Nacional Brasileiro, oficializou em 1965 que todo dia 22 de Agosto seria destinado à  comemoração do folclore brasileiro. Foi criado assim o Dia do Folclore Nacional. Foi uma forma de valorizar as histórias e personagens do folclore brasileiro. Desta forma, a cultura popular ganhou mais importância no mundo cultural brasileiro e mais uma forma de ser preservada. O dia 22 de Agosto é importante também, pois possibilita a passagem da cultura folclórica nacional de geração para geração.


Comemoração

O Dia 22 de Agosto é marcado por várias comemorações em todo território nacional. Nas escolas e centros culturais são realizadas atividades diversas cujo objetivo principal é passar a diante a riqueza cultural de nosso folclore. Os jovens fazem pesquisas, trabalhos e apresentações, destacando os contos folclóricos e seus principais personagens. É o momento de contarmos e ouvirmos as histórias do Saci-Pererê, Mula-sem-cabeça, Curupira, Boto, Boitatá, etc.
Nesta data, também são valorizadas e praticadas as danças, brincadeiras e festas folclóricas.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Dia do Cardiologista





 

O Dia do Cardiologista é comemorado em 14 de Agosto. Cardiologista é o profissional da especialidade médica que cuida do diagnóstico e do tratamento de doenças e disfunções relacionadas com o coração e a circulação sanguínea, e até da cirurgia cardiovascular.

Origem do Dia do Cardiologista

O dia do Cardiologista é celebrado em 14 de Agosto, e a data é marcada desde 2007. A data foi escolhida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, para a população lembrar sempre da importância desse tipo de profissional.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

02 de Agosto- Hoje é Dia Universal do Folclore

Antecedendo o dia 22 deste mês, quando comemora-se no Brasil o Dia Nacional do Folclore, hoje, dia 2 comemora-se então o seu dia universal.


Hoje é o Dia Universal do Folclore e o mês de agosto é de certa forma quase todo dedicado a ele no Brasil, sendo que aqui se comemora, no próximo dia 22, a versão nacional da festa, com absoluta justiça, uma vez que nosso folclore é riquíssimo, por conta da miscigenação de raças que o Brasil comporta.
Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país. O folclore pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação. Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, “constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação”, o que faz que sua definição também seja” o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive”.
Conhecendo o folclore de um país, podemos compreender o seu povo. E assim conhecemos, ao mesmo tempo, parte de sua História. Mas para que certo costume seja realmente considerado folclore, dizem os estudiosos que é preciso que este seja praticado por um grande número de pessoas e que também tenha, necessariamente, origem anônima.
A palavra surgiu a partir de dois vocábulos saxônicos antigos. “Folk”, em inglês, significa “povo”. E “lore”, conhecimento. Assim, folk + lore (folklore) quer dizer ”conhecimento popular”.
O termo foi criado William John Thoms (1803-1885), um pesquisador da cultura européia que, em 22 de agosto de 1846, publicou um artigo intitulado “Folk-lore”.
No Brasil, após a reforma ortográfica de 1934, que eliminou a letra k, a palavra perdeu também o hífen e tornou-se “folclore”.


Fonte: http://www.guaxupehoje.com.br